terça-feira, 30 de junho de 2009

Projeto Condomínio - Formatos

Estava pensando sobre os diferentes formatos que podíamos usar no Condomínio. Seguem algumas idéias:

  • Webisódios: filmes de 5-8 minutos, para exibição na web, com foco nas vidas e tramas individuais dos personagens. Têm um formato padrão por personagens (assim como Webtherapy, que sempre abre com a apresentação da teurapeuta e dura o tempo exato de uma sessão) - logo, cada personagem que tenha sua série de webisódios deve ter um formato a ser definido, para criar uma série em paralela ao conteúdo total.

  • Mobisódios: filmes de 2 minutos, para exibição mobile, também com foco nas vidas e tramas individuais dos personagens, podendo ter formato padrão por personagens (com cenas complementares às cenas dos webisódios) ou versões reduzidas dos próprios episódios. Por exemplo, no caso da atendente free lancer de call center, os mobisódios podem ser o treinamento que ela recebe do produto a vender, a montagem do micro com skype em casa, etc., enquanto que o episódio é o próprio contato dela com um cliente.

  • Episódios Flash: filmes de 2 minutos, para exibição na web e mobile, com foco nas interações entre os personagens, é nesse formato que o condomínio aparece como pano de fundo para situações cotidianas de todos nós, e os personagens exploram diferentes pontos de vista da situação. Disputa por vagas na garagem, desrespeito ao próximo por manter a porta do elevador aberta, conversa do vizinho no telefone atrapalhando a noite de sono de um personagem, o personagem sai do seu contexto individual (mostrado no webisódio) e interage com uma situação ou outro personagem num momento fora de cronologia. Este veículo pode ser usado como teaser ou como viral na internet.

  • Webcams: filmes de durações curtas (entre 40s e 1.5min) com cenas de interações entre os personagens, ou dos personagens sozinhos, flagrados por câmeras de segurança do condomínio (elevador, portaria, sala de ginástica, sauna/piscina, garagem). Podem mostrar facetas secretas do comportamento dos personagens (por exemplo, uma interação entre a socialite e um funcionário do prédio dentro do elevador), cenas isoladas que podem justificar o comportamento dos personagens (por exemplo, os clubbers chegando em casa, na webcam do elevador, alterados da noite anterior) ou mesmo pequenos flagrantes cotidianos (por exemplo, funcionário do prédio na sala de ginástica começando a dançar estilo Toni Manero se empolgando). Estas gravações são de qualidade similar às câmeras de segurança - ou seja, preto e branco, baixa definição, com cortes de edição (sem som ou com som abafado)

  • Interfone: gravações em audio curtas (30s) de interações dos personages com o interfone do prédio, em situações fora do comum. Pode mostrar uma interação de um personagem com um entregador de pizza, preso no elevador, uma linha cruzada de interfone com o prédio do lado (ou uma chamada para algum estabelecimento comercial perto), com um atendente da Telemar/Net. Neste contexto também pode se enquadrar um "disque denúncia" do prédio, com reclamações anônimas (mas que rapidamente se poderá perceber quem é o personagem que está denunciando) sobre situações do condomínio ou outros moradores.

  • Votações sobre novos moradores: periodicamente (e não no momento inicial da série), uma corretora de imóveis irá levar novos potenciais moradores ao edifício, para conhecer. Estes novos moradores terão o intervalo de tempo de uma visita ao apartamento para deixar uma impressão sobre que característica cômica darão à série caso se incorporem ao grupo de condôminos, e a visita (vídeo de 2 minutos) será disponibilizada na internet e no celular para votação de que condômino irá entrar para o grupo.

  • Blog do(s) personagem(ns): blog de texto do personagem, ou do condomínio, narrando acontecimentos do personagem em questão com relação à sua trama individual (ou, no caso do condomínio, pode ser o "livro de registros" do condomínio, ou a ata de reuniões do condomínio). A idéia é levantar pontos e interagir com a audiência coletando opiniões e ajustando os personagens e/ou suas histórias, servindo então para experimentar assuntos e sua repercussão. Pode ser também um blog/site de algum personagem como extensão de sua trama (por exemplo, um fotolog de uma figurinha da cena noturna, com fotos e cenas dos clubbers, ou ainda um site de uma associação ou entidade de tarologia tocada pela socialite taróloga).

  • Podcasts associados: programas de audio periódicos com temáticas associadas a um ou mais personagens, com linha cômica falando sobre a vida noturna e se referindo aos clubbers (como o podcast da Drispaca) ou sobre esoterismo e vida zen (sarcástico).
Por enquanto é isso.

Nenhum comentário: